Como investir a restituição do imposto de renda

Sep. 18th, 2018

Send to Kindle

Você entrou no site da receita e percebeu que recebeu a restituição do Imposto de Renda. Viagens, comprar uma TV nova ou comprar roupas são opções que sempre passam pela nossa cabeça. Afinal, é um dinheiro que não estávamos contando que apareceu em nossa conta bancária, o que é algo maravilhoso. Mas se você não contava com esse dinheiro, por que não investir?

Baixe um aplicativo de investimento

Atualmente não existe coisa mais fácil do que investir, lembrando que poupança não é investimento. Antigamente a gente precisava ir ao banco e pedir indicação para um gerente pouco interessado em te ajudar. No máximo ele vai te vender algum investimento muito ruim para bater a meta que o chefe dele estipulou.

Hoje em dia você baixa um aplicativo, abre uma conta, transfere o dinheiro e em 1 dia você já está com seu dinheiro rendendo em algum investimento. Além disso, nesses aplicativos de investimento dá para montar uma estratégia de acordo com seu objetivo. Com isso, o aplicativo automaticamente indica os melhores investimentos para você, sem enrolação.

Quais investimentos você indica?

Sabe aqueles aplicativos que falei anteriormente? Então, eles vão pegar seu dinheiro e investir em fundos de investimentos com Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, Debêntures, ações e até mesmo dólar, os quais você pode aprender sobre em nossa sessão de Investimentos. Sobre a segurança disso: pode ficar tranquilo que a maioria desses aplicativos é regulada pela CVM, então se der algum problema, você tem a quem recorrer.

Particularmente é muito mais fácil utilizar esses aplicativos do que você mesmo abrir conta em corretoras, transferir o dinheiro para lá e decidir qual investimento escolher. Os aplicativos criam uma carteira de investimentos para você em segundos, ou seja, eles fazem o que seu gerente levaria 1 semana para fazer. Além dessa facilidade, os investimentos rendem muito mais do que no banco.

Ou seja, dá para montar um portfólio e investir sua restituição do imposto de renda em menos de 1 dia. Isso particularmente é muito empolgante, porque investir não se tornou mais sinônimo de “só para pessoas ricas”. Até uma criança com 5 anos de idade consegue manter uma carteira de investimentos e fazer o dinheiro render.

Quais são esses aplicativos?

Alguns aplicativos aceitam somente uma quantia mínima acima de R$10.000, mas a maioria não tem esse valor mínimo. Os aplicativos são o Warren, Monetuse Easynvest, basicamente eles fazem a mesma coisa, cabendo a você baixar e escolher qual deles te agrada mais em termos de facilidade de uso, histórico e atendimento. A gente tem um post que pode te auxiliar com isso:

Aplicativo de investimento: aprenda a escolher o melhor

Pega 5% disso e compra Bitcoin

Os investimentos que indiquei acima são de um risco baixo para moderado. No entanto, sabemos que investimentos de baixo risco não oferecem um retorno tão atraente assim. Portanto, você estaria fazendo um favor para si mesmo se pegasse ao menos 5% da sua restituição de Imposto de Renda e comprasse Bitcoin.

Não vou mentir, tem muito risco de você levar algum prejuízo nessa operação, mas as chances de ter bons ganhos também são muito boas. Se você consegue lidar bem com um pequeno prejuízo, comprar Bitcoin é sempre uma opção, desde que você não precise muito daquele dinheiro. É uma maneira fácil de se expor a algum risco, o que é saudável. Além disso, você consegue melhorar ainda mais o rendimento daquela restituição que você está investindo.

Comprar Bitcoin é muito fácil, o caminho é o mesmo que criar conta naqueles aplicativos de investimento. Basicamente você entra na Foxbit, cria uma conta, faz o depósito e compra Bitcoin pelo site. Dá para fazer tudo isso ainda no mesmo dia, se tem uma coisa que gosto dessas startups e fintechs é a agilidade que elas oferecem para coisas que parecem muito complicadas.

Tá muito fácil

Basicamente, a internet deixou tudo mais fácil, enviar mensagem, transferir dinheiro, ver filme, pedir carro e até mesmo se hospedar em hotel. Por que não ficaria mais fácil investir a restituição do imposto de renda? Vamos aproveitar todas essas facilidades e fazer nosso dinheiro render mais e melhor. Hoje nós temos mais oportunidades do que jamais vimos e isso é muito instigante.

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – Facebook, Twitter, Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *